Saiba qual é a função da Próstata

Desde cedo é sempre muito importante entender qual é a função da próstata, especialmente porque os homens são muito afetados por problemas nessa glândula, tal como o câncer.

Você sabia que essa é uma condição que afeta 68 mil brasileiros todos os anos e pode causar cerca de 14 mil mortes? Por isso mesmo é que a prevenção é sempre a melhor alternativa, sendo essencial tomar certos cuidados principalmente depois dos 40 anos de idade, quando já é recomendado tomar Prostatricum para prevenir este mal.

É por isso mesmo que a seguir vamos falar um pouco mais sobre a próstata, como ela funciona, para que serve e outros detalhes importantes:

  • O tamanho da próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga e em volta da uretra. Ela tem ligação direta com as vesículas seminais, que são as responsáveis pela produção do sêmen.

Em homens em idade adulta, o tamanho médio da próstata é semelhante ao tamanho de uma noz, mas pode ser um pouco maior em homens mais velhos.

  • Qual a função e a importância da próstata

A próstata é um órgão que compõe o sistema reprodutor masculino e sua função é produzir um líquido alcalino que forma cerca de 10% a 30% do sêmen.

Então, durante a ejaculação, esse líquido se soma ao esperma com a intenção de não apenas nutrir mas também proteger os espermatozoides durante o seu processo de deslocamento.

É esse líquido que também ajuda a neutralizar a acidez da vagina, possibilitando que o espermatozoide viva por mais tempo.

  • Doenças associadas à próstata

A hiperplasia prostática é a condição mais comum associada à saúde da próstata. Ela ocorre quanto a próstata aumenta de tamanho e isso pode levar à compressão da uretra e da bexiga, gerando problemas urinários.

De uma forma geral, essa condição afeta mais os homens a partir dos 50 anos de idade e os são vários os fatores de risco relacionados. Dentre eles, podemos citar o sedentarismo, histórico familiar, obesidade, diabetes tipo 2 e outros.

O tratamento para ele pode ser desde mudanças de estilo de vida até cirurgia.

Já o câncer de próstata é a forma de câncer mais comum em homens, sendo muito perigoso porque não apresenta sintomas nas fases iniciais. Por isso é tão importante realizar exames preventivos anualmente.

Se houver indícios, será preciso fazer biópsia e caso seja confirmado o tumor, é importante exames complementares e iniciar o tratamento.