Próstata “irritada”, o que é e como tratar

Para entender o que é próstata irritada, ou prostatite, primeiramente, é preciso saber que a próstata é uma glândula, bem pequena, localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto, envolvendo a uretra que é o tubo que transporta a urina da bexiga, sendo a responsável por produzir a maior parte do sêmen.

Como é possível imaginar, sua localização sugere que qualquer problema apresentado por essa glândula, certamente, irá afetar alguns importantes órgãos.

Assim, quando ocorre a Próstata irritada, que é a inflamação da próstata, isso pode gerar muita dor e inchaço, além de problemas de micção, disfunção sexual e problemas gerais de saúde, como cansaço e depressão.

Diagnóstico

O diagnóstico da próstata irritada é feito após o médico examinar a próstata do paciente e da coleta de sua urina.

Para o exame da próstata, o médico realizará um exame retal digital, feito através da inserção de um dedo enluvado, devidamente lubrificado, no reto, para verificar qualquer anormalidade nessa glândula.

Geralmente, durante esse exame, o  médico aproveita para coletar uma amostra do fluido da próstata, para que seja analisado.

Dependendo do caso, dos sintomas relatados, o médico também pode querer realizar um teste de antígeno específico da próstata, para verificar a quantidade deste produto químico no sangue.

Lembrando que tanto a próstata irritada quanto o câncer de próstata podem aumentar o nível de PSA do paciente.

A incidência de Próstata irritada

De acordo com pesquisas, sobre a incidência de próstata irritada em homens durante sua vida útil, ela chega a 50%.

Esses mesmos estudos indicam que cerca de 5% a 10% dos homens experimentarão próstata irritada, ou prostatite,  em algum momento, fasendo dessa uma das doenças urológicas mais comuns.

Tipos de Próstata irritada

Durante anos a próstata irritada, ou prostatite foi subdividida em diversas categorias, porém, atualmente, ela está sendo dividida nas seguintes categorias:

  • Bacteriana
  • Aguda
  • Crônica

Tipo mais comum

Dentre todas as categorias, o tipo mais comum de próstata irritada, ou prostatite é a prostatite não bacteriana.

Sintomas de Prostatite não bacteriana

Dentre todos os sintomas, os mais comuns são micção freqüente e dor no abdome inferior ou na região lombar. E estresse e atividade sexual irregular estão entre as principais causas.

  • Tratamentos

O tratamento mais comum pode incluir medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, tomar banhos quentes, beber líquidos extras, aprender a relaxar ao urinar e ejacular com freqüência. Em alguns casos pode também ser recomendada alguma mudança na dieta.

Sintomas da Prostatite bacteriana aguda

Os sintomas mais comuns são febre e calafrios, dor lombar, micção frequente e dolorosa, fluxo fraco ao urinar e micção pouco frequente.

Alguma bactéria, vírus ou uma doença sexualmente transmissível estão entre as principais causas desse tipo de prostatite.

  • Tratamentos

O tratamento desse tipo de prostatite, geralmente, inclui antibióticos, repouso no leito, amaciante das fezes e aumento da ingestão de líquidos.

Sintomas da Prostatite crônica

Os sintomas vão desde infecções freqüentes da bexiga, micção freqüente e dor persistente na região inferior do abdômen ou nas costas.

A causa pode ser bacteriana ou uma inflamação da próstata.

  • Tratamentos

O tratamento desse tipo de prostatite, geralmente, é feito com o uso de medicamentos ou suplementos naturais (geralmente antibióticos), mudanças na dieta e suplementos, veja o melhor suplemento para próstata que existe no mercado e escolha para fazer o uso de forma natural e sem correr risco a sua saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *