Estrias – Quais as principais causas

As estrias são cicatrizes de cor branca, rosada ou avermelhada que aparecem na pele. As regiões mais comuns do corpo que as estrias aparecem são: barriga (abdômen), coxas, quadril, braços, mamas e costas.

Como não apresenta nenhum desconforto físico, muitas vezes só são percebidas quando já estão grandes demais.

O surgimento das estrias, por seu aspecto antiestético, afetam a autoestima dos homens e principalmente das mulheres, muitas vezes se tornando um motivo de vergonha, prejudicando até mesmo a vida social das pessoas, felizmente atualmente a maior parte delas pode ser praticamente eliminadas com Silk Skin, um creme para estrias com mais de 90% de eficácia.

Quais as principais causas?

Nossa pele, graças ao colágeno, possui a propriedade de esticar e encolher. Esta elasticidade, porém, tem um limite. Quando a pele sofre um estiramento excessivo, ocorre um rompimento a um nível mais profundo, surgindo a estria.

As causas para que isto ocorra podem ser:

  • Estiramento da adolescência

Nesta fase, da adolescência, o corpo passa por várias transformações. É um período muito propicio para o surgimento de estrias nos seios, coxas e quadril.

  • Efeito sanfona

Em qualquer idade, ganhar e perder peso de forma excessiva e rápida provoca o que é conhecido como efeito sanfona. Neste efeito o estiramento passa do limite da elasticidade da pele provocando a ruptura e o surgimento das estrias.

  • Gravidez

A gravidez é uma das causas mais comuns para o surgimento de estrias nas mulheres. Existe aí uma combinação de 3 fatores: uma grande produção de hormônios, o aumento do peso e a expansão do abdômen.

  • Prótese mamária

Muitas pessoas não sabem, mas o implante de prótese mamaria, de acordo com o tamanho, pode provocar um estiramento exagerado da pele resultando na sua ruptura e o surgimento de estrias nesta região.

  • Fatores genéticos

Alguns especialistas afirmam que devido a fatores genéticos algumas pessoas têm uma propensão maior para formar estrias.

  • Medicamentos

Algumas medicações, como por exemplo os corticoides (tanto pomada como comprimidos) podem apresentar as estrias como efeito colateral.

  • Falta de hidratação

A hidratação é uma condição básica para manter uma pele com elasticidade. Uma pele seca está bem mais suscetível a um estiramento e rompimento, principalmente na adolescência e durante a gestação.

  • Deficiência nutricional

Uma alimentação carente de vitaminas, minerais e fibras prejudicam a produção do colágeno que é essencial para elasticidade e sustentação da pele.

Todos excessos na alimentação também devem ser evitados, principalmente do açúcar que é extremamente prejudicial na função do colágeno.

Sabemos que algumas causas são difíceis de serem evitadas, como a gravidez ou a fase da adolescência por exemplo. Porém, através de alguns hábitos saudáveis e tratamentos estéticos que estão disponíveis e possível prevenir ou contornar este problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *